quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Penélope, Serginho e a Juventude Brasileira

Outro dia, por acaso, acabei sintonizando na MTV (emissora que já foi muito legal) e me dei de cara com o "MTV Na Rua", capitaneado pela VJ Penélope Nova.
.
A apresentadora já esteve à frente de programas bem interessantes, como o "Ponto P", o "Peep MTV" e muitos outros. Por isso, o que estão fazendo com Penélope é muita sacanagem! Eu digo isso porque assistir Penélope, que é inteligente e competente no que faz, circundada por jovens ávidos por uma aparição pública ou sem nada a dizer, é realmente cruel.
.
Eu me perguntava se o problema eram os jovens ou o formato do programa, quando lembrei de outro expoente da manisfestação jovem na TV, Serginho Groisman. O seu "Altas Horas" é um ótimo passatempo para as noites de Sábado menos movimentadas e, lá, os jovens me parecem menos alienados. A questão é por que?
.
Em primeiro lugar, categorizar os jovens como isso ou aquilo é de uma redundância e de uma limitação de pensamento um tanto quanto ridícula, mas, para termos de comparação, por que os jovens dos estúdios do Projac parecem menos alienados dos que aqueles que encontramos nas ruas de São Paulo? Será que há algum tipo de seleção (natural ou não) na escolha daqueles?
.
Enquanto Serginho comanda a platéia para realizar suas perguntas (que nem sempre primam pela originalidade, mas mantêm-se num nível intelectual mínimo), Penélope tem de ser didática para tentar extrair qualquer opinião que seja da claque de seu programa... Num, os adolescentes são guiados; no outro, estão à deriva.
.
E eu me pergunto se a juventude atual tem mesmo algo a dizer. Afinal, num programa em que se tem um espaço mais democrático e participativo, como o "MTV na Rua", os exemplos de incoerência, alienação e pura babaquice pululam. E, num programa mais controlado, como o global, talvez os inaptos se sintam intimidados a fazer qualquer tipo de aparição...
.
No fim das contas, quem representa melhor o público jovem? Os participantes do "Altas Horas" ou a platéia do "MTV na Rua"?

Nenhum comentário: